Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

STJ garante aumento de 25% a aposentados

Na data de 22/08/2018, o Superior Tribunal de Justiça, por margem apertada em votação, aprovou uma majoração nas aposentadorias de todas as espécies caso comprovado que o segurado necessite de curadores, auxílio diário e/ou permanente ou ajuda de familiares para sua subsistência.

Publicado por Matheus Zorzi Sá
há 6 anos

Por cinco votos a quatro, os Ministros do STJ consideraram que, demonstrada a necessidade de auxílio permanente de terceira pessoa, os aposentados devem receber acréscimo de 25% em suas aposentadoria.

Essa majoração abarca todas as modalidades de aposentadoria, como urbana e rural, especial, por tempo de contribuição, idade e por invalidez (essa última já contava com essa previsão no artigo 45, da Lei nº 8.213/1991).

Os Ministros que votaram a favor do aumento se basearam na vulnerabilidade a que o segurado está exposto quando carece de ajuda permanente e diária, o que, certamente, afetará na percepção real do benefício.

Orienta-se aos segurados que requeiram a elevação do valor do benefício diretamente ao INSS (seguindo o procedimento normal, a fim de garantir o interesse de agir em futuras e eventuais ações judiciais). Como provavelmente o INSS negará os aumentos, baseado nas regulamentações internas do órgão e na própria lei (que recebeu interpretação extensiva pelos ministros, mas não foi alterada especificamente), os pleitos deverão seguir ao judiciário, após indeferimento administrativo, a fim de que sejam analisados e concedidos.

É importante salientar que o acréscimo de 25% nas aposentadorias não se estende às pensões por morte após o óbito do segurado, até porque a vulnerabilidade daquele que necessita de cuidados cessa após sua morte.

Vale esclarecer, por fim, que cabe recurso do INSS ao STF, contudo a suprema corte já se manifestou sobre o tema previamente, ressaltando que não cabia análise ao supremo de matéria claramente infraconstitucional.

Fonte: REsp nº 1720805 / RJ (2018/0020632-2)

  • Sobre o autorAdvogado
  • Publicações7
  • Seguidores12
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações321
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-garante-aumento-de-25-a-aposentados/616210404

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)